Célula de Flotação para Mineração: Funcionamento e Cotação

A característica que alguns tipos de minerais tem de capturar bolhas de ar no interior dos mesmos é chamada de hidrofobicidade, o que significaria algo como medo da água. Mas, no caso da química, num sentido não literal da palavra remete a substancias apolares, que, por não serem polares como a água, acabam por repelí-la.

No entanto, a maior parte dos tipo de minerais conhecidos têm um comportamento hidrófilo, ou sejam, não repelem a água, por serem também polares e interagirem com essa no nível atômico.

O que é flotação?

Talvez a mais abrangente definição de flotação seria o ato de boiar. A palavra vem do verbo flotar, que significa boiar. Portanto, após o processo de britagem e moagem do mineral, algo como um “barro”, rico em minérios, seria despejado na célular de flotação, onde teria algumas impurezas separadas do produto final, obtido no processo de flotação.

A etapa pela qual a célula de flotação, na mineração, é responsável e feita através da aplicação do coletor com a posterior aplicação, em alguns casos, do espumante, usados de acordo com algumas variáveis como, produção, capacidade e capital disponível.

Célula de flotação na mineração

Como funciona a célula de flotação mineral

O processo de sepação de minérios e suas impurezas, na mineração, é obtido através da britagem e moagem de minérios, que depois são despejados nas células de flotação junto ao óleo, que promove a ficação das partículas de minério neste. Ao adicionar água á mistura o óleo, menos desto que essa, boia e é escoado junto ao minério, que se apolar, irá fazer parte do conjunto, ficando as impurezas no fundo da célula de flotação.

História do processo de flotação na mineração

Com a eficácia e eficiência do processo de flotação já demonstradas por meio de diversas experiências no setor de mineração e a constatação de que a grande parte dos equipamentos eram importados, sentiu-se a necessidade de investir numa indústria nacional, processo conhecido como nacionalização, impulsionado, principalmente na Era Vargas, tanto na área de serviços quanto na área de produtos.

No caso, especificamente do Brasil, muitos equipamentos para mineração, entre eles a célula de flotação, apesar de serem produzidos no país, eram muitas vezes, feitos por filiais de empresas estrangeiras.

Com a disputa política entre Farquhar e Vargas pelo rumo econômico do país, ficou cada vez mais difícil de haverem empresas de capital misto, estrangeira e nacional, e o então presidente acabou por estatizar a Vale do Rio Doce e por inviabilizar a Petrobrás como uma empresa privada.

História da Viga, uma empresa de caldeiraria

Foi neste cenário que nasceu, pouco depois, a Viga, como uma empresa de caldeiraria, no contexto da segunda-guerra mundial. Vito Gaggiato, demitido do atual serviço para dar espaço ao irmão, durante a política de “uma família, um emprego”, na Itália, viu numa feira de propaganda imigratória, patrocinada por Vargas, a oportunidade de vir para o Brasil, com diversas promessas, que, como bem sabemos, se demonstraram não tão verdades assim. Entretanto, o fundador da Viga Engenharia encarou todos os desafios com destreza e hoje é conhecido como a alma desta empresa produtora de células de flotação.

Célula de flotação na mineração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *