Evite acidentes em silo de milho
A farinha de milho pode ser muito perigosa, não à toa, um projeto de silo de milho deve conseiderar a NR-33, que contempla regras para espaços confinados, de acordo com intruções dos órgãos governamentais competentes.
Projeto de silo de milho para pequena propriedade?
Seja a sua propriedade grande ou pequena, o seu projeto de silo para milho, com certeza, precisará de vigas de aço para sustentação dos elementos que o compõe. Ademais, um silo para milho, nem sempre requer um investimento muito alto, sendo, desse modo, interessante saber quanto custa um silo para milho, novo, fabricado de modo industrial que venha, a permitir que se cresça a produção familiar, possibilitando, desse modo, maior lucratividade. Por isso, converse com os engenheiros da Viga Caldeiraria e saiba mais sobre o valor de silo de milho.
Projeto de silo de milho
O silo de milho deve ser integrado ao moedor para fazer farinha, bem como possuir uma turbina, encarregada da aeração e secagem do milho. Por isso, o projeto de silo de milho deve ser pensado de acordo com o layout (disposição) dos elementos na linha de produção agrícola, que devem ser de fácil acesso ao plantio, facilitando, desse modo, o transporte do material até a área de processamento, que neste caso, resultará em farinha de milho e outras benesses.
Silo secador de milho
É interessante considerar se investir em um silo secador de milho, ao invés de simplesmente, um que não agregue esse valor à armazenagem. Pois um silo com aeração de grãos armazenados e secagem possibilita menor custo com perdas causadas por fungos e bactérias que se aproveitam de um ambiente úmido para proliferar. Além disso, um silo secador de milho já integrado ao moedor de milho que comporta um ensacamento automatizado, permite que se gaste menor tempo na produção, sabrando espaço para que o agricultor invista na administração e crescimento da produção e, consequentemente, dos ganhos.
O que é silagem de milho?
É muito comum vermos produtores se referindo à silagem de milho apenas como a comida animal produzida pela técnica de ensilagem, que geralmente é feita em sacos ou buracos no chão cobertos por lona que fornecem ambiente adequado para que a fermentação ocorra. Todavia, o termo silagem faz referência ao que está passando pelo processo de armazenagem no silo, seja para produção agropecuária ou consumo humano.
Silagem de milho
A silagem de milho, sendo tratada como produção de ração animal, é muito utilizada por diversos proprietários rurais, especialmente por produtores bovinos, que veem, no milho, um grande fornecedor de amido, elemento essencial para que o gado engorde, possibilitando, assim, maior lucratividade devido ao aumento da produção de carne.
Empresa fabricante de silos de milho
A Viga Caldeiraria é uma empresa fabricante de silos que atua na área a mais de 40 anos. Temos clientes não só no setor agrícola, como também na mineração e siderurgia, que apresentam ainda mais complexidade de produção. Dentre os clintes da nossa empresa fabricante de estruturas metálicas destacam-se a Vale do Rio Doce, USIMINAS e Brasken.
Além de contar com o apoio e confiança de gigantes do setor industrial, temos, também, o orgulho de nosso legado, herdado do Vito Gaggiato, italiano responsável pela fundação da Viga Caldeiraria. Por isso, dizemos que temos uma experiência sem igual, já que fomos capacitados por um soldado que produziu estruturas metálicas, inclusive, em tempos de guerra, contribuindo assim para a derrota do tão temido exército nazista.
Após o término da segunda guerra mundial, Vito Gaggiato, devido à política de um emprego por família, se viu compelido a vir procurar emprego no Brasil. Onde foi muito bem recebido pela USIMINAS, que, na época, ainda era uma empresa estatal. Por causa de seu reconhecido talento e resultados obtidos como caldeireiro, esse destemido empreendedor recebeu apoio para fundar, também na região conhecida como Vale do Aço, ao lado da empresa contratante, o seu próprio empreendimento. Hoje, temos o prazer de falar que, até mesmo, a avenida na qual nos estabelecemos leva o nome de nosso fundador.
Projeto silo secador é necessário no silo de milho?
Quanto a secagem do milho no plantio, quando a área não é muito grande, é um costume antigo de, quando o milho estiver em ponto de colheita por máquina, “quebrar-se a cana do milho” de forma que as espigas fiquem para baixo, sob o sol, por mais tempo!
Com isto, o milho que seria colhido com umidade por volta de 17-18%, é colhido mais tarde entre 14-15%, em condições de ser armazenado e conservado, somente com a ventilação do silo, sem o uso de secador mecânico.
O ideal para evitar o custo de um projeto silo secador para colheitas de tamanho médio, que giram em torno de 200 toneladas, é procurar colher o milho o mais seco possível, com o máximo de 16%, e colocar uma ventilação mais forte no silo, onde poderia terminar de secar o milho para até 14% (muitos dias de operação da ventilação nas 24 horas do dia – o tempo de secagem dependerá muito das condições climáticas na época da colheita). O clima ideal, para secar com ventilação natural, seria de clima frio e seco – 10 a 15ºC e umidade relativa do ar entre 40-50%.
Desse modo, um projeto de silo secador não é viável economicamente para pequenas quantidades, pois ao comprar um sistema de secagem que não justifique a capacidade ele seria utilizado apenas um dia e ficaria todo o resto do ano sem uso.
Mas não se esqueça, o ideal é o cliente consultar um agrônomo de cooperativa, que pode dar a orientação adequada para o seu plantio de milho, levando em consideração umidade e ensolação durante as sazonalidades do ano, fazendo com que você obtenha um projeto de silo secador que se adeque exatamente à sua necessidade!
Avaliações
Não há avaliações ainda.