Empresa de Caldeiraria e Fabricação de Estruturas Metálicas

Entrevista com o diretor da Viga Caldeiraria

Apresentação Institucional

Acreditando em uma oportunidade de negócio, nos apresentamos de forma transparente, demonstrando a verdadeira dimensão do que representamos no mercado de estruturas metálicas e caldeiraria.

Em toda nossa trajetória priorizamos a excelência no atendimento e a satisfação de nossos clientes, desenvolvendo serviços com o alto padrão de qualidade e profissionalismo. Para comprovação, salientamos que nossa empresa teve seu sistema de Gestão da Qualidade aprovado pela RINA BRASIL para certificação na ISO 9001.

Sendo assim, apresentamos as informações necessárias para a avaliação de nossa empresa, acreditando no desenvolvimento de uma parceria comercial, objetivando um amplo atendimento das necessidades dos clientes.

Estrutura da empresa Viga Caldeiraria
Processos de fabricação na Viga Caldeiraria

A Viga

A Viga está localizada em uma área própria de 40.000 m2, no Distrito Industrial de Santana do Paraíso e dispondo de 10.000 m2 de área coberta, a VIGA tem capacidade de produção aproximada de 600 toneladas de estruturas metálicas mensais.

A linha de produtos abrange:

  • Estruturas metálicas: galpões industriais (colunas, tesouras, vigas de rolamento, contraventamentos, terças, entre outros); vigas para pontes rolantes, monovias e pórticos, pontes rodoviárias e ferroviárias; torres para redes de transmissão de energia elétrica e telecomunicações; passarelas, correias transportadoras e perfis soldados, entre outros.
  • Construção civil: carros de transporte de panelas e placas, sistemas de despoeiramento, equipamentos para laminação de cantoneiras e barras e trocadores de calor, entre outros.
  • Caldeiraria: tanques e vasos de pressão, silos e reservatórios, tubulações para redes de gás, óleo, oxigênio, vapor e água, panelas para transporte de gusa, hoppers de descarga, dumpers, entre outros.
  • Estrutura Naval: Blocos de navio, rebocadores, balsas, entre outros.
  • Serviços diversos: reparo de lingoteiras, tratamento anticorrosivo industrial, projetos industriais de galpões e pontes rodoviárias, montagem e manutenções industriais, entre outros.

Por sua dinâmica administração e consolidada posição no cenário industrial de Minas Gerais, a empresa vem ao longo de quatro décadas gerando empregos e participando ativamente do contexto social dos municípios de sua atuação, que corresponde ao Vale do Aço.

História do fundador – Vito Gaggiato

O italiano Vito Gaggiato, fundador da Viga, quando menino em companhia do pai visitou a feira industrial de Milão. Lá ficou fascinado com a exuberância das madeiras brasileiras, bem como encantado com a beleza da bandeira do Brasil. Apareceu ali seu sonho de conhecer o país e aqui morar um dia. Após o fim da segunda grande guerra a Itália passava por tempos difíceis. Nesta época surgiu a possibilidade de imigração oferecida pelo sindicato dos trabalhadores da Itália, o Brasil oferecia 5000 oportunidades e Vito não teve dúvidas, veio para cá. Em 1953 desembarcou aqui, cheio de esperanças e convicto de que aqui poderia crescer e também contribuir para o desenvolvimento de sua nova “pátria”. Aqui chegando identificou possibilidades de trabalho na área de estruturas metálicas. Isto porque, na Itália trabalhou nessa área atuando diretamente em construções metálicas e caldeiraria pesada. Nesse sentido, o início de sua trajetória profissional no Brasil começou na capital Belo Horizonte, onde inicialmente trabalhou na Fundição Moderna – Magnavacca & Filhos, posteriormente trabalhou nas indústrias Hercules, onde introduziu os andaimes metálicos na linha de produção da empresa.

História da Viga

História da Viga Por volta de 1959, Vito Gaggiato começou uma pequena empresa a Serralheria Mecânica Viga, vindo com a mesma para Ipatinga em 1961, onde produziu grande parte de portas, janelas e venezianas para a fase 1 da Usiminas. Pouco tempo depois com a empresa crescendo em uma área cedida pela Usiminas iniciou a fabricação de estruturas metálicas e caldeiraria, passando a se chamar COMIL, iniciando uma sociedade com seus irmãos Tiziano, Franco e Ítalo. Com o crescimento dos negócios e os sócios com visões diferentes em relação aos investimentos, os irmãos resolveram desfazer a sociedade e trilhar respectivamente segmentos em áreas diferenciadas. Em 1º abril de 1977 Vito Gaggiato em sociedade com o filho Flaviano Gaggiato, funda a VIGA CALDEIRARIA LTDA , iniciando as atividades industriais ainda na área cedida em comodato pela Usiminas. No entanto, os sócios ao perceberem o potencial de crescimento da empresa, adquirem em 1979 um terreno de aproximadamente 40.000 m2 no Distrito Industrial de Santana do Paraíso, iniciando naquele mesmo ano a construção das instalações da VIGA. Vito desde então, fez inúmeros investimentos, aumentando o patrimônio da empresa, investindo em maquinários novos, apostando em inovações e no capital humano, proporcionando empregos diretos e indiretos, se tornando uma referência na região.

No campo da social, desde sua chegada, Vito Gaggiato percebeu a imensa carência de bens e serviços essenciais para a região e de forma anônima e incansável atuou para minorar o sofrimento dos menos favorecidos. Fazia distribuição de pães e leite aos pobres, ajudava nos asilos, ajudou a construir e reformar abrigos e escolas. Na comunidade doou mão de obra e máquinas para montagem de clubes e do fórum de Ipatinga, entre outros trabalhos comunitários.

Em função de seu excelente trabalho e empreendedorismo, em 25 de maio de 1998 Vito foi homenageado em Belo Horizonte, com a “Medalha Mérito Industrial” da Federação das Indústrias de Minas Gerais.

Desde o início de sua atuação na Viga Caldeiraria, Vito tinha ao seu lado o filho mais velho, Flaviano Gaggiato, o qual iniciou suas atividades na empresa no setor de planejamento e posteriormente assumiu a Superintendência da empresa. Em 1982 o filho caçula, Adriano Gaggiato, chegou à VIGA e atuou junto ao pai no setor de logística e suprimentos, e atualmene é Sócio-diretor.

Em 20 de outubro de 1998 a família é surpreendida com o falecimento do “Seu” Vito, e neste período a filha Luana Gaggiato retorna para Ipatinga, com o intuito de ajudar os irmãos na administração da empresa, se tornando Sócia-diretora. Desde então, o Flaviano assumiu a Presidência da Viga, administrando a mesma ao lado dos irmãos. Os sócios ao longo desses anos aprimoraram o negócio, implantando métodos e processos, certificação, aumentando a carteira de clientes e parceiros de negócios, proporcionando empregos diretos e indiretos, investindo em capacitação humana, bem como incentivando o associativismo na região.

Em 2009 Vitor Gaggiato, o filho do Flaviano, iniciou sua carreira na empresa e juntamente com os sócios vem desenvolvendo um trabalho inovador, renovando processos gerenciais, agregando conhecimento em relação à administração do negócio.

Assim como o pai, Flaviano possui uma visão empreendedora, trabalha com ética e preza pela valorizaçao do capital humano, portanto em 2013 o mesmo também foi homenageado com a “Medalha de Mérito Industrial”. Se tornando uma referência no Vale do Aço, uma vez que, está sempre em meio às lideranças industriais, buscando melhorias junto aos parceiros, participando do Sindimiva, sindicato patronal do setor metal mecânico e da FIEMG como vice-presidente da Regional Vale do Aço.

Atualmente a Viga está em meio a uma nova reestruturação, focando em uma gestão participativa, reafirmando seu propósito de promover melhorias contínuas para a empresa, seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, objetivando alcançar progressos de forma continuada. Nesse sentido, a empresa tem por finalidade buscar inovações e soluções na prestação de serviços, focando sempre em produtividade,qualidade e sustentabilidade.

Missão

Participar do Progresso do País, gerando valores para nossos clientes, acionistas, colaboradores e a sociedade, de forma rentável.

Visão

Ser referência no país nos segmentos em que atuamos.

Valores

Valorizar as necessidades dos nossos clientes;
Identificar a excelência na simplicidade;
Garantir a segurança, o respeito e o comprometimento dos nossos colaboradores;
Alcançar de forma intrínseca em nossos processos, a sustentabilidade econômica, social e ambiental.​

Nossa Política da Qualidade

Certificados da Viga Caldeiraria