Engate de Trem: Modelos de Fabricação à Venda

FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ENGATES DE TREM

Tipos de engates ferroviários

Há diversso tipos de engates de trem no mundo. Mas no Brasil, os modelos de engates ferroviários mais utilizados são:

  • Engate de trem modelo Janney
  • Engate ferroviário modelo Sharfenberg
  • Engate de vagões de trem modelo BSI Compacto

Engate de trem modelo Janney

Inventado e, posteriormente, patenteado pelo americano ELI H. Janney no ano de 1873 o modelo de engate de trem conhecido como Janney foi, primeiramente, utilizado pela AAR ( Association of American Railroads) como o modelo de engate férreo padrão.

O engate ferroviário do modelo Janney é automático e do tipo “mandibular”, pois eles são abertos e quando encostados o encaixe acontece, como numa mandíbula que, neste caso, ficaria presa uma a outra. É preciso cabos extras para ligações elétricas e pneumáticas ao se utilizar este tipo de engate de cagões, pois ele não a faz como padrão.

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Tipo de engate BSI Compacto

Usado, primeiramente, pelo metrô de longes no ano de 1978, este tipo de engate férreo foi inventado, e patenteado, pela empresa Bergische Stahl Industrie (atualmente Faiveley Transport).

O movimento que acontece entre os vagões do trem, ao se usar este modelo de engate, ocorre no pivô, pois a cabeça do acoplador é integralmente parte do engate, assim não existe movimento entre os acopladores quando conectados.

O tipo de engate BSI Compacto possui três 3 divisões:

  • mecânica
  • elétrica
  • pneumática
Parte superior do engate BSI Compacto

Conectado no centro, fica o bloco de conexão de ar da tubulação do encanamento principal

Parte central engate BSI Compacto

A parce central representa um bloco de conexão mecânica que consiste na:

  • cabeça do engate do trem
  • no orifício de conexão da cabeça do engate do trem oposto
  • na guia da cabeça do engate do trem oposto
Parte inferior engate BSI Compacto

Bloco de conexão elétrica (porção elétrica) com a tampa fechada.

Tipo de engate Scharfenberg

O desenhista alemão Karl Scharfenberg foi que inventou o modelo de engate hoje chamado de Scharfenberg. O acoplamento deste é mais simples que o do concorrente Janney, pois precisa, apenas de um toque entre os engates dos vagões para que estes fiquem acoplados, assim como no modelo de engate mandibular. Ademais, as conexões elétricas neste modelo de engate já é padrão da peça, o que dispensa cabos extras. Para desacoplar o modelo de engate Scharfenberg é só puxar um cabo pertencente ao engate.

Um pensamento sobre “Engate de Trem: Modelos de Fabricação à Venda

  1. Leon Santos Piton diz:

    Boa noite. Preciso de um mecanismos que posso instalar em uma pácarregadeira para engatar nos vagões de trem e assim puxá-los ou empurrá-los.
    São vagões de minerio e em média 20 vagões.

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