Tratamento de Minérios: Conceitos, Cominuição, Britagem e Moagem

Conceitos da Indústria Mineradora

A atividade mineradora se refere aos processos e etapas executadas, insdustrialmente, para se obter compostos minerais a partir das fontes brutas, vindo estas, do petróleo e gás natural ou até da água. A mineração tem profunda importância na manutenção dos moldes de vida e desenvolvimento de sociedades modernas. Desde infraestruturas da construção civil, até equipamentos eletrônicos dependendem desta importante área de extração e processamento, incluindo até, produtos cosméticos.

Aqui na Viga, empresa de caldeiraria e siderurgia, temos parceiros de peso na área de mineração, entre elas: Usiminas, Vale do Rio Doce e Petrobrás. Mas também nos utilizamos das matérias-primas fornecidas, orgulhosamente, dos nossos próprios clientes, para a produção das peças que irão atendê-los e ao mercado. Dentre as nossas obras mais famosas estão diversos alto-fornos, panelas de mineração, passarelas, navios, balsas e outros equipamentos e infraestruturas metálicas.

Fabricação de Estrutuas Metálicas

Fabricação de Alto-Forno

Fabricação de Balsas e Navios

Montagem de Navios

A Cominuição na Mineração

A cominuição, da mineração, se refere à quebra de matéria-prima, no caso o minério bruto, com impurezas, em partes de tamanho mais reduzido, ou seja, é um processo usado por empresas mineradoras ao se produzir diversos tipos de produtos, que irão compor, após outras etapas, prédios, estruturas métalicas em geral, equipamentos industriais e infraestruturas de pequeno ou grande porte.

Cominuição é processamento de materiais para quebrar rochas e matéria-prima crua em partículas menores e pedaços. Isto é usado na mineração e na produção de uma vasta gama de produtos, incluindo as matérias-primas para a construção, bem como componentes acabados. As empresas podem usar processos por via úmida e seca, dependendo dos materiais com que trabalham e como eles planejam usá-los. Nesta área, os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento incluem a invenção de novos equipamentos, melhores sistemas de classificação e novos usos para materiais antes desperdiçados.

A cominuição dos minérios é um processo, na atividade mineradora, dividido em duas partes: a britagem e a moagem.

Como funciona a Britagem na cominuição de minérios?

Na cominuição de minerais, a britagem pode ser considerada a primeira etapa de beneficiamento de minérios, porque ela é a primeira transformação da matérias-prima depois de extraída, sendo responsável, como o próprio nome diz, por transformar pedaços maiores em britas. Há diversos tipos de britadores, como são chamados os equipamentos de mineração responsável por este passo, sendo os mais populares:

  • britador de mandíbulas
  • britador giratório
  • britador cônico
  • britador de rolo simples
  • britador rotativo
  • britador de rolo duplo
  • britador de impacto
  • britador de martelo

Como funciona a Moagem?

Sendo, obviamente, o passo posterior à moagem, é também, comumente, chamada de fragmentação fina. Esta etapa do processo de comunição mineral é responsável, como o próprio nome diz, por moer as britas e aumentar, ainda mais, a área de contato do composto mineral para facilitar beneficiamentos futuros, que purificarão o minério bruto, convertendo a matéria-prima no produto final, utilizado, amplamente em diversos segmentos de mercado, inclusive na área de cosméticos.

Na moagem, as, agora, britas têm seu tamanho, ainda mais, reduzidos por técnicas impostas por equipamentos de mineração que causam, na matéria-prima, pós moagem, compressão, abrasão, impacto e atrito, o que reduz o produto do processo anterior, no caso a britagem, a um tamanho propício à liberação do mineral desejado como produto, regularmente, a ser concentrado nos processos que virão adiante.

A moagem de minerais, praticada pelos equipamento industriais para mineração já citados, é executada através de moinhos cilíndricos (de barras, bolas ou seixos) ou de martelo, os quais são os responsáveis pelas moagens mais finas, principalmente através do atrito com a parede do moedor de minérios.

Moinhos cilíndricos de bolas, as utilizam como meio moedor e são usados para moagens mais finas do minéro. Moinhos cilíndricos de barras são utsados para moagem mais grossa, suportando uma alimentação de até 50 mm. Todavia, muitos também os consideram como máquinas de britagem fina.

A moagem de minérios é a etapa mais cara da cominuição, com altos custos, variando de acordo com o tamanho das partículas de minério resultantes do processo de beneficiamento mineral.

Na área de caldeiraria industrial, o minério de ferro, que um dia já foi um coposto mineral bruto, extraído da natureza, é utilizado pela Viga Caldeiraria, na fabricação de diversos equipamentos industriais e obras de infraestrutura. Saiba um pouco mais dessa história:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *