Correrias Transportadoras para Mineração

Em diversos segmentos industriais, as correias transportadoras são de extrema importância. Ela diminui custos relacionados ao transporte de produtos finais, insumos ou matérias-primas, na mineração não seria diferente. As correrias transportadoras para mineração possuem papel essencial nesta indústria, especialmente quando se é preciso descolar o minério em grandes distâncias.

Geralmente, as mineradoras utilizam a correria transportadora de minério para descolcá-lo, desde o ponto de extração, muitas vezes, até, saido de dentro das minas, até o ponto em que esse será processado ou distribuído, na maioria dos casos, por ferrovia.

Pense como seria a logística de distribuição, sem o uso das correrias transportadoras para mineração, do minério extraído, até chegar aos vagões. Primeiro, o custo de combustível, que provavelmente seria o diesel, com certeza, teria um custo enorme; o risco de erro humano durante o transporte poderia impactar, inclusive com ações judiciais, o lucro da empresa, sem contar o tempo de deslocamente do minério, que seria muito maior e, também, impactaria o faturamento das mineradoras. Por fim, haveria uma necessidade de alto investimento na manutenção dos equipamentos para a mineração.

Tomo como exemplo a Gerdau, empresa já conhecida de longa data no ramo da mineração. Ela utiliza uma correria transportadora para minérios considerada longa, que possui 9 km de extensão, ligando a Açominas, que fica em Porto Gente, à mina de Miguel Burnier. Se a Guerdau não possuísse essa correia transportadora de minérios instalada, ela teria de ter automóveis fazendo este trajeto diariamente, o que inviabilizaria o beneficiamento do minério já na fase de extração.

Sendo os minérios tão importante para a vida moderna, concluí-se que, sem a correria transportadora de minérios, todo o ramo industrial seria inviável devido aos altíssimos custos de transporte que esse apresentaria no referenciado cenário. A correria transportadora, em última análise, tornam os custos com tempo, mão de obra e combustível viáveis ao empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *