Coluna de Flotação e Células de Flotação na Mineração

Há dois equipamentos de mineração usados na purificação do minério por flotação e é, inclusive, comum, confundir os dois como sendo a mesma peça. A etapa do processamento de minério para a retirada das impurezas conhecida como flotação pode ser feita pela coluna de flotação ou pela célula de flotação.

Há um princípio básico que rege os o funcionamento dos dois modelos de equipamento para flotação na mineração: a separação do produto desejado das impurezas por meio da agitação ou aeração da água, onde os minérios, geralmente apolares, juntam-se ao óleo adicionado e as impurezas, polares, juntam-se à água.

A Viga Caldeiraria atua, há mais de 40 anos, no ramo de mineração e sabe que o segredo da lucratividade reside nos detalhes de um bom projeto de caldeiraria industrial. É por isso que te convidamos a continuar lendo para saber mais sobre a diferença entre colunas e células de flotação antes de tomar uma decisão sobre onde investir. Também nos apresentamos à disposição para conversar pessoalmente, adoraríamos saber mais sobre a sua empresa e em como poderíamos ajudá-lo!

Coluna de flotação: como funciona

O que diferencia a coluna de flotação da célula de flotação, é que a primeira dispensa aparatos mecânicos para agitar o conteúdo. Na coluna de flotação, um ar é inserido na coluna por meio de borrifadores, causando bolhas de car que, num veio, chamado coluna, que possui dimensões superiores as da largura, provocam uma contracorrente que se encarregará de, junto ao óleo e à agua, ser o ativador do processo de beneficiamento da matéria prima.

Em comparação às células mecânicas muitas vezes usadas, o processo de beneficiamento do minério por meio das colunas de flotação pode ser mais lento, mas apresenta uma cinética melhor.

Vantagens de se processar o minério pela coluna de flotação

  • Desempenho metalúrgico melhorado
  • Maior controle deste processo da mineração
  • Consumo de energia reduzida
  • Menor necessidade de capital
  • Pegada industrial reduzida

Flotação de célula de contato na Mineração

No caso das células de flotação a aeração da lama é feita dispensando parte móveis. Este equipamento para mineração possui dois componentes de destaque:

A câmara onde a lama contendo a matéria-prima e o ar flotador são reunidos sob pressão é chamada interruptor. Neste logal, a pressão se mantêm através de uma restrição que se localiza ao final do aparato na parte posterior do interruptor.

  • O interruptor é uma câmara na qual a lama de alimentação e o ar de flotação são reunidos sob pressão. A pressão é mantida por uma restrição localizada na extremidade posterior do interruptor.
  • Na célula de separação, ao fundo, é onde acontece a descarga do interrupto, que fui para onde os agregados da borbulha-partócla forma espuma a ser removida contendo os minerais já beneficiados. As partículas que não estão ligadas à espuma são removidas por meio de uma linha de subtransbordamento. Assim como se dá na coluna de flotação, a espuma deve ser lavada à agua, o que significa que a célula de flotação também pode ser usada como um equipamento de limpeza.

Este equipamento para o beneficiamento do minério é mais comumente utilizado em flotações básicas, no início do processo de beneficiamento.

Vantagens da céclula de flotação

Por ser compacta, altamente eficiente e simples de operar, as células de flotação possuem baixos custos de energia e manutenção. Existem muitas outras vantagens no uso das células de flotação na mineração, em destaque:

  • Considerável diminuição das ondulações no circuito mais básico por meio do uso de fossas de ondas
  • Espuma de controle melhorada
  • Menor consumo de energia em plantas de remoagem
    Diminuição da necessidade capital e operação em circuitos mais limpos
  • Menor manutenção
  • Menor quantidade de instrumentação de controle do processo básico
  • Alto potencial de economia energética no circuito básico
  • Diminuição na amostragem e na análise no fluxo
  • Custos instalados e área de pegada diminuídos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *